terça-feira, 10 de abril de 2018

O CONGRESSO NACIONAL É O MOSAICO DA SOCIEDADE



Quer você goste ou não, concorde ou não, quem está na Câmara do Deputados ou no Senado está lá por ter votação suficiente para isso, por ter alguma representação em setores da sociedade que lhe garantiram um mandato, você concordando ou não com os meios que ele usou para conquistar esse mandato.

Muitos não dão aos cargos legislativos a mesma importância do executivo na hora de votar, escolhem pelos mais diversos motivos, menos o de colocar ali alguém que busca atuar na fiscalização e na elaboração de leis que facilite a vida do cidadão ou mesmo nas revogações das que atrapalham. 

Votam por amizade, ou vendem seu voto, lhe custando lá na frente a irresponsabilidade.

Quando votamos estamos dando o poder, e quando esse poder vai para políticos que o único compromisso é acumula-lo, estamos cometendo um suicídio eleitoral, chega até ser um clichê banal repetir esse mesmo assunto à exaustão a cada eleição que chega. Aquele político corrupto só está lá porque votaram nele, não tem outro jeito dele conseguir isso.

O polêmico foro privilegiado tem deixado impune vários caciques da nossa política, graças a morosidade da nossa justiça em julga-los, fazendo com que seus crimes prescrevam e fiquem perdidos nas gavetas do nosso todo poderoso STF. 

O foro privilegiado é uma aberração que ainda persiste em se manter, e recentemente tem levantado a discussão sobre sua manutenção, tê-lo é o sonho de consumo de qualquer politico mal-intencionado. Mas não espere que os políticos não farão nada para mantê-lo, o foro hoje para eles é tão importante quanto conseguir a reeleição, é antes de tudo uma questão de sobrevivência.

Se engana quem pensa que esse ano só deve se preocupar com o voto para presidente, ele - o presidente que for eleito, não governará sozinho, dependerá antes de tudo dos deputados e senadores que também serão eleitos, e dependendo da bancada que se formará não conseguirá fazer muita coisa, logo então terá que fazer um governo de coalizão, onde ali só não vale negociar a mãe, todo o resto é permitido.

Então antes de reclamar que no Congresso só tem político corrupto, lembre-se que a responsabilidade para mudar ou manter isso é sua e de mais ninguém.


Estou no Twitter: @vanildoneto
                             @BlogPoliticaAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário