quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O GOVERNO DE ALAGOAS DEITA E ROLA NA ALE


O Governador Renan Filho tem muitas preocupações, principalmente se tratando em administrar um estado como Alagoas. A crise econômica que o país passa atinge sempre em cheio os estados de maior dependência dos repasses do Governo Federal, o que é o nosso caso.

Dentre todas as preocupações do governador de um estado como Alagoas, algo que não preocupa Renan Filho é a Assembleia Legislativa. Não que devesse, mas é impressionante a facilidade que o Governo de Alagoas tem em aprovar em tempo recorde projetos e pacotes fiscais. Temas que precisariam de maior debate e envolvimento tanto do parlamento quanto da sociedade, mas que a toque de caixa sem o mínimo questionamento dos deputados (Que deveria. Eles estão lá pra isso.) vem sendo aprovado a bel-prazer... do Governo.

Fazendo justiça a atuação parlamentar, e com raras exceções, Rodrigo Cunha é o único deputado que sempre questiona pedindo maior apreciação dos deputados, até porque são pautas que carecem de incansável debate. Mesmo com deputados de partidos tidos de oposição, Cunha é voz solitária na ALE, sem condições de sozinho mudar agilidade do parlamento nas pautas do governo.

Se houvesse maior debate entre os deputados, eles teriam evitado o constrangimento do veto do Passe Livre, por exemplo. O Passe Livre foi mais emblemático pela forma que foi tocado. O projeto de ideia do Secretário de Educação e Vice-Governador, Luciano Barbosa, foi levado para a ALE em tempo recorde, após os deputados darem o aval para o projeto, o governo analisou e verificou a inviabilidade, sendo em seguida vetado por Renan Filho. 

A agilidade também aconteceu com o pacote fiscal proposto pelo Governo, já aprovado pelos deputados. Muita gente ainda desconhece e muitos até nem sabem o que tornará ainda mais caro o custo de vida do alagoano. Mais do que já está.

Hoje será apreciado o projeto do AL Previdência, o texto trata sobre a reestruturação do órgão e mexe diretamente com o futuro dos funcionários públicos, e que de antemão aviso, não espere algo diferente do que o parlamento já demostrou durante todo o ano, ser a favor do governo, sempre numa velocidade nada comum na política, principalmente se tratando da brasileira.

Estou no Twitter: @vanildoneto
                              @BlogPoliticaAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário