domingo, 1 de fevereiro de 2015

COMEÇOU 2015


Enquanto para muitos o ano só começa após o carnaval, para os Senadores e Deputados, já começou. 

Nesse domingo, (1),  foram empossados os Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais para a legislatura que se inicia. Também tivemos as eleições das mesas, das respectivas casas.

No Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) foi reconduzido à Presidência. Dos 81 Senadores, 49 escolheram o alagoano, 31 votaram em Luiz Henrique (PMDB-SC), e tivemos um voto nulo.

Na Câmara, a surpresa foi a vitória de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi eleito em primeiro turno com 267 votos. O candidato do PT, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que contava com o apoio do governo, recebeu 136 votos. 

A vitória apertada de Renan no Senado, e expressiva de Cunha, mostra que o Governo vem perdendo sua hegemonia nas casas legislativas, o que dá uma certa independência as Casas, e as pautas a serem tratadas no próximo biênio, principalmente as de interesse do Governo Federal e sua crise sem fim.

Aqui em Alagoas, o Deputado Luiz Dantas (PMDB) foi eleito para presidir a Assembléia Legislativa. Com 25 votos a 1, o pemedebista venceu Galba Novaes (PRB), a eleição ainda contabilizou um voto nulo.

Coincidência - ou não -  o PMDB conseguiu algo impressionante. Além de ter a Vice-Presidência da República, contam com o Presidente do Senado, Presidente da Câmara, e em Alagoas, o Governador do Estado e o Presidente da ALE.

O partido mais partido do Brasil, não por acaso é o maior partido dentre todos, comandará as principais instituições fiscalizadoras e transformadoras do país.

Olho neles.

Estou no Twitter: @vanildoneto
                             @BlogPoliticaAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário