quarta-feira, 17 de julho de 2013

"RIO LARGO: CIDADE OPERÁRIA / "O COMENDADOR DO POVO"


No último sábado (13), Rio Largo viveu uma data histórica, não apenas por ser comemorado seu 98º aniversário de Emancipação Política, mas também pelo lançamento do Livro “Rio Largo: Cidade Operária”, escrito pelo advogado Arnaldo Paiva Filho. Aqui mesmo nesse blog já reproduzi um ensaio do próprio Arnaldo Paiva falando sobre o Comendador Teixeira Basto, sogro de Gustavo Paiva. (Veja clicando AQUI).

Encontravam-se no evento, diversos estudiosos, professores escolares e universitários, magistrados, empresários, políticos, além de personagens que viveram todo aquele tempo próspero de uma cidade em pura ascensão. A mansão da família Paiva transpirava boas recordações de uma cidade em galopante progresso de outrora.

O livro trata sobre o movimento fabril da indústria Têxtil e seus capitães (como eram assim chamados) em Rio Largo e Alagoas, minuciosamente trazido com imagens, documentos da época e relatos de quem viveu tudo aquilo. Um livro muito bem elaborado que levou dez anos para ser escrito, devido à profunda pesquisa que baseou o escritor.

Na oportunidade também foi exibido o documentário intitulado de "O Comendador do Povo", que foi produzido pelo cineasta Pedro da Rocha que fala sobre a vida e obra de Gustavo Paiva. Indico para aqueles que querem conhecer um pouco mais desse passado de Rio Largo que por incrível que pareça boa parte dos próprios munícipes desconhecem, o que lamento profundamente, pela riqueza da história e de toda sua importância não só para Alagoas mas também para o Brasil.

O livro e o documentário carregam uma importância ainda maior principalmente porque Rio Largo não dispõe de uma bibliografia com a sua história e que seja de fácil acesso para o público. Todo esse trabalho sem dúvidas faz com que seus conterrâneos sintam orgulho de todo o passado grandioso, e que a cidade não é só feita das mazelas políticas que representam aquela sociedade. Foi um resgate histórico da auto-estima daquele povo tão desacreditado por dias melhores.

Definitivamente foi uma viagem no tempo que só conheci através das histórias que meus avós e pais me contavam. E pelo visto, bons tempos aqueles de Rio Largo.

Para você que ainda deseja assistir o documentário, ele será exibido nessa quinta-feira (18) no Teatro Deodoro em Maceió a partir das 19h30min, onde também você poderá adquirir o livro  e o documentário que lá será vendido.

Veja abaixo o teaser do documentário:



Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto! Realmente será uma nova chance para os que perderam! Um abraço!

    ResponderExcluir